• Implantes Implantes Dentais-


    Perguntas Frequentes FAQs
    Sobre Implantes Dentários

    Q: O que são implantes?
    Q: A avaliação inicial e diagnóstico complementar 
    Q: Ter uma boca saudável 
    Q: Tratamentos atuais com implantes  
    Q: Tipos de implantes
    Q: Como é ter implantes? 
    Q: Procedimentos adicionais antes da colocação do implante 
    Q: Enxerto de seio maxilar 
    Q: Procedimentos adicionais no momento da colocação do implante 
    Q: Após a colocação do implante
    Q: Quanto tempo para o tratamento completo?
    Q: Precauções para prótese
    Q: Tratamento bem-sucedido


    -Q: O que são implantes dentários?

    Os implantes dentários atuam como raízes artificiais dos dentes naturais. Depois que o implante é instalado aguardamos um período de três a seis meses para ocorrer a osteointegração (fixação do implante no osso), próteses ou coroas podem ser associadas a eles.

    Nós trabalhamos com um dos melhores implante dentário importado. Quando se trata de saúde não podemos brincar, por isso usamos Straumann (Suiça).

    Para as pessoas que não têm dentes restantes, as alternativas são:
    • Dentaduras semi-fixa, que possuem custo reduzido
    • Dentaduras fixas, feitas de porcelana ou resina, possuem melhor estética, função, gosto e sensibilidade, tendo um custo um pouco mais elevado.

    Para pessoas que têm dentes restantes, as alternativas são:
    • Coroas e pontes sobre implante dentário
    • Ponte fixa suportadas por dentes
    • Pontes móvel suportado pelos dentes


    -Q: A avaliação inicial e diagnóstico complementar 

    Para se fazer um planejamento correto é necessário reunir diversas informações, como fotografias, radiografias, modelos de seus dentes, exames de sangue e tomografias computadorizadas.

    O que é uma tomografia computadorizada

    dentista VIP tomografiaO raioX convencional só permite a visualização em apenas duas dimensões, ficando limitado o diagnóstico da espessura, largura e altura óssea e de outras estruturas anatômicas importantes que devem ser evitadas.

     A tomografia computadorizada permite a visualização em três dimensões, a informação tridimensional de todas as regiões da parte superior e / ou inferior.  


    A partir do qual as medições precisas podem ser tomadas para o planejamento pré-operatório. Em alguns casos, a tomografia computadorizada também pode ser usada para avaliar os resultados de enxertos ósseos e outros procedimentos. A tomografia deve ser computadorizada, permitindo acesso via software, assim podemos ver cada parte do exame.



    -Q: Ter uma boca saudável

    Muitas vezes são necessárias correções bucais antes de se fazer o implante dentário.

    O sucesso do implante dentário depende de uma boca saudável, com um bom ajuste dos dentes, da mordida e da estética gengival. Os problemas de cáries ou doenças de gengivas precisam ser corrigidos antes de se fazer o implante dentário, para dar-lhes a melhor chance de sucesso e uma estética excelente.

    Remoção de dentes perdidos: Apesar dos avanços na odontologia moderna, alguns dentes não podem ser salvos, sendo necessário a sua remoção. Muitas vezes, é melhor retirá-los em um estágio inicial, especialmente se você estiver pensando em fazer implante dentário, de modo a prevenir a perda óssea adicional.


    -Q: Tratamentos atuais com implante dentário

    O sucesso da terapia com implante dentário pode ser gravemente afetado por infecções resultantes de bactérias periodontais ou não tratamento de canal ou doença periodontal.

    Hoje podemos priorizar a estética com implante dentário, técnicas que nos permitem uma correta harmonia na recuperação do sorriso. Implante dentário que permite a instalação imediata do dente, sem ter que precisar esperar os 6 meses.


    -Q: Tipos de implante dentário

    Existem vários tipos de implante dentário, cilíndrico, cônico, cone Morse e implante dentário reduzido. O implante dentário cônico está começando a substituir o implante cilíndrico, pois ele imita a forma da raiz do dente, sendo ideal para colocação após a remoção imediata do dente.

    -Q: Como é ter implante dentário? 

    Ter implante dentário é voltar a comer sua comida preferida, voltar a sorriso sem medo, ser feliz com você mesmo, ter sua vida social de volta, uma mudança completa na sua saúde bucal. Mas ter implante dentário não quer dizer que você não precise escovar os dentes, da mesma maneira que os dentes, nós precisamos fazer manutenções periódicas no dentista.

    -Q: Antes da colocação do implante dentário 

    É um fenômeno natural que após a remoção dos dentes o osso perde sua função e começa a se reabsorver lentamente, ou também se tiver uma doença periodontal grave irá perder osso gradativamente, chegando até a sua perda quase total.

    A falta de osso é um limitante natural, para ser possível instalar implante dentário é necessário uma quantidade de osso mínima, hoje existem meio seguros para se ganhar osso suficiente para a instalação dos implantes, como procedimentos de enxerto ósseo.

    A Straumann possui implante dentários de tamanho reduzido, o que permite fazer o implantes dentários sem o uso de enxertos.

    -Q: Enxerto de seio maxilar 

    Na região posterior da maxila, existe uma estrutura anatômica chamada de “seio maxilar” quando se perde os dentes nessa região, ocorre uma expansão dessa estrutura, ela se torna grande, esse fenômeno se chama pneumatização do seio maxilar, diminuindo assim a quantidade óssea, que muitas vezes não é suficiente para instalar os implantes dentários.

    A técnica de “levantamento de seio” ou “sinus lift” é preencher parte desse espaço com osso, para que se possa ter osso para instalar os implante dentários.

    Tal como acontece com outros procedimentos de enxerto de osso, os implante dentários são deixados para se cicatrizar firmemente ao osso. Geralmente o período de cicatrização é ligeiramente maior, com uma média de seis a nove meses antes de se colocar uma prótese, coroa ou ponte. No entanto, cada individuo tem uma resposta diferente podendo variar o tempo de espera e cicatrização.

    Além do enxerto de seio maxilar, existem outros tipos de enxertos, como enxerto em bloco, particulado, de banco de osso e outros.

    + Saiba mais

    -Q: No momento da colocação do implante dentário 

    Apesar do rigoroso planejamento, procedimentos extra às vezes são necessários durante o tratamento, com o objetivo de obter melhores resultados. 

    Prodecimentos como :
    - Enxertos simples
    - Enxertos particulados
    - Enxertos em bloco

    Visando repor osso em lugares onde se teve uma pequena ou grande perda óssea.
    -Q: Após a colocação do implante dentário

    Após a instalação do implante dentário é necessário seguir todas as recomendações do implantodontista, o sucesso no tratamento depende desse e outros fatores.

    -Q: Quanto tempo para o tratamento completo?

    Depende da complexidade da reabilitação, desde instalar um a mais de 15 implantes.

    A principio o tempo médio de um tratamento leva em média de 4 a 6 meses, se precisar de enxerto de 8 a 14 meses.Existem alguns casos onde é possível colocar a prótese no mesmo dia, se chama carga imediata.

    Para obter o máximo de benefícios, siga as instruções dadas pelos nossos especialistas.

    Não apresse o seu tratamento, respeite à natureza, nosso organismo precisa de um tempo para se reparar por completo e assim ficar totalmente cicatrizado.

    É importante que nem o paciente e nem o implantodontista tentem apressar o tratamento ou tentar pular os vários estágios necessário para a completa cicatrização e maturação do osso e tecidos moles.

    Mesmo um implante dentário bem planejado  e executado pode falhar, a biologia não é exata.

    -Q: Precauções para prótese 

    Colocando as próteses imediatamente após a cirurgia?

    Usuários de dentaduras após a cirurgia talvez precisem deixar de usar a prótese por alguns dias, afim de evitar traumas recentes no implante dentário recém instalado.

    Cuidando dos dentes terminados

    Ao contrário dos dentes, o implante dentário não pode ter cárie dentária, no entanto, como os dentes, eles podem sofrer de problemas de gengiva. Se a doença de gengiva não for tratada, os dentes ficam moles e podem até cair, nos implante dentário essa doença vai destruir o osso envolta do implante e da mesma maneira o implante dentário também irá cair.

    Na maioria dos casos, consultas de manutenção serão mais frequentes durante o primeiro ano em que os implante dentário estão em funcionamento recente, depois  será a cada 3 meses.

    Para garantir que eventuais problemas sejam detectados precocemente, manutenção regular (check - up) são aconselháveis.

     Os problemas são mais facilmente tratados se detectados precocemente. O Check - up pode ser recomendado três, quatro ou seis meses. Check-ups regulares tão são importante quanto com os dentes naturais.

    -Q: Tratamento bem-sucedido

    Implante dentário de sucesso e seu compromisso com a manutenção a longo prazo 

    O sucesso depende da reação do seu corpo aos implante dentário e seus cuidados pessoais com ele. Os implante dentário podem falhar devido a problemas de gengiva, assim como acontece com os dente, por isso é muito importante fazer as manutenções periódicas.

     O sucesso é devido ao constante aperfeiçoamento das técnicas, estudos recentes, uso de bons equipamentos e materiais, que nós da Clínica Dentista VIP queremos proporcionar a você a sua melhor experiência com implante dentário.

    Tabagismo e consumo de álcool 

    Ambos tabagismo e consumo excessivo de álcool reduzem a sobrevivência dos implante dentário e dentes. Se você tem um desses dois hábitos ou mesmo os dois, isso pode ser um problema para se instalar implante dentário, é aconselhável evitar esse tipo de tratamento ou correr o risco do implante dentário falhar.